Prevenindo as Dores na Coluna
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamadas vértebras.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – Cervical (pescoço), com 7 vértebras; – Torácica (tronco), com 12 vértebras; – Lombar (região da cintura), com 5 vértebras; – Sacro (região do quadril), com 5 vértebras fundidas. E ainda o Cóccix (ponta final da coluna) tem de 4 a 5 vértebras, também fundidas.
A dor na região lombar é a mais comum e o principal fator incapacitante em todo o mundo, afetando aproximadamente 540 milhões de pessoas. Diversas evidências sugerem que a lombalgia deve integrar a atenção primária, iniciando o tratamento pela educação e orientação para que as pessoas se mantenham ativas e capazes de trabalhar.
No entanto, uma alta proporção de pacientes em todo o mundo é atendida em serviços de emergência, encorajados a descansar e a interromper o trabalho. Muitos são encaminhados para o consumo de analgésicos, ou realização de exames, e até cirurgia. O descanso é frequentemente recomendado, porém há escassos investimentos para modificar o local de trabalho, prevenindo as lesões.
Sendo assim, o mais eficaz para diminuir os casos de dores na coluna estão relacionados a postura durante a jornada de trabalho e a prática de exercícios físicos que fortaleça a musculatura de sustentação da coluna e aumentem a sua mobilidade.
Venha conhecer o programa Viver Sem Dor na Coluna em nosso estúdio de Pilates em Gramado!
Rodrigo Kilpp
Especialista em Personal Training UFRGS
Especialista em Atividade Física Adaptada UGF
Mestrando em Gestão Desportiva FADEUP
CREF 6386-G/RS
Leave a Comment