Qual a Frequência Ideal de Treino?

Esta é uma pergunta que ouvimos muito quando um aluno nos procura para iniciar os treinos. Obviamente não existe uma resposta única e definitiva.

De forma geral, uma frequência de 3 sessões semanais, bem orientadas em relação a intensidade e volume de treino, costuma ser um ótimo custo-benefício, pois possibilita intervalos de 48 horas entre cada sessão, proporcionando as adaptações fisiológicas para a melhora da força, capacidade cardiovascular e flexibilidade.

Mas claro, se for possível praticar 4, 5 vezes ou até mesmo todos os dias, pode-se fazer um trabalho ainda mais completo, especialmente se for possível fazer mais de uma modalidade, acelerando também o alcance dos resultados propostos.

Da mesma forma, uma pessoa extremamente sedentária, ou mesmo um idoso, para iniciar a incorporar um novo hábito saudável a sua rotina, uma sessão semanal bem orientada já é muito interessante. Porém, sempre pensando em aumentar esse número se possível para no mínimo duas sessões.

Sendo assim, para responder a pergunta inicial precisamos levar em consideração diferentes fatores para cada caso, tais como: objetivo a ser alcançado, cuidados especiais, passado de atividade física, modalidade escolhida, disponibilidade de tempo e, muito importante, se a pessoa gosta de praticar exercícios.

Bora treinar, bora ser feliz!!!

 

Rodrigo Kilpp

Especialista em Personal Training e Atividade Física Adaptada

CREF 6386-G/RS