Intensidade de treino: É importante sabia??

Todos nós alguma vez já ouvimos ou já lemos que o mais importante para o resultado de um treino é a intensidade. Quem me conhece sabe que eu amo colocar intensidade nos treinos dos meus alunos e concordo em partes com a frase acima. Porém, essa intensidade é importante controlar, além de ser uma das variáveis mais significantes para obtenção dos resultados esperados pelos alunos e é por ela que controlamos a manutenção dos objetivos e prevenção das lesões.

Dependendo do tipo de atividade realizada, a intensidade pode ser mensurada por diferentes maneiras, na musculação, por exemplo, controlamos pela carga do exercício. Se o aluno precisa realizar 10 repetições com X carga e consegue realizar 15 repetições com a mesma carga, significa que o exercício ou o treino todo está abaixo da capacidade que o aluno é capaz de suportar, isso acaba não trazendo melhorias na condição física  e na obtenção dos objetivos daquele aluno. A intensidade no caso de uma atividade aeróbica, é controlada pela frequência cardíaca do aluno durante a atividade cuidando sempre a condição física que esse aluno apresenta, podendo trabalhar na mínima ou na máxima capacidade dele.

Mas,o que eu quis dizer sobre tudo isso? Que treinar é “coisa” séria, precisa ser algo pensado, individualizado e que resulte nos objetivos esperados. Por isso, busque sempre alguém que cuide de você, que respeite você e que leve você a buscar sempre mais e mais dentro desse meio, só quem ganha com isso é  você mesmo. Vai lá e arrebenta nos treinos!!!!

 

Caroline Schneider Bickel

Coordenadora do departamento de Personal Training da RK Win Personal Training e Pilates

Pós  Graduada em Prescrição e Fisiologia do Exercício Físico pela Estácio de Sá-POA

Cref 24010-G/RS