Gravidez: Combina com Exercício Físico?

Foi-se o tempo em que a mulher grávida deveria passar os 9 meses de gestação em repouso absoluto e que nenhum esforço físico era permitido.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) em 2002, reconheceu definitivamente a gravidez como um período de modificações psicológicas únicas e que não poderia ser considerado como um período de sedentarismo.

Existem muitos benefícios relacionado ao exercício físico durante a gestação:

– Mulheres que se exercitam antes da gravidez e que continuam a fazê-lo durante a gestação tendem a ganhar menos peso, além de dar á luz bebês mais saudáveis e suportar as exigências físicas do atual momento.

– A atividade cardiovascular durante a gestação é mais alta, então á prática de exercícios físicos leva a diminuição da frequência cardíaca e controle da pressão arterial, além disso, também ocorre um aumento do volume sanguíneo e a redução da possível diabetes gestacional.

– Os exercícios físicos também se aplica a esfera emocional da gestante; aumentando sua autoconfiança.

​     Então, todas as mulheres que não apresentam contraindicação médica, devem procurar um profissional de Educação Física para serem incentivadas a fazerem treino aeróbio, de força e alongamento, que apresentem baixo risco de perda de equilíbrio ou traumas.

Por fim, é importante deixar claro que o objetivo de um treinamento físico de uma gestante não é aumentar massa muscular, muito menos ganhar condicionamento, mas sim preservar a saúde da mamãe e do seu bebê nessa fase que é única e tão linda na vida de uma mulher.

Bons Treinos!

 

Caroline Bellei Schneider Bickel

Cref 24010-G/RS

Pós Graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Físico – Universidade Estácio de Sá