Por Que As Pessoas Desistem da Academia?
No meu último texto “Academia é o Anti-MacDonald’s” eu trouxe o dado de que 45,9% da população brasileira é sedentária, segundo o IBGE. Destes, 16,9% disseram não ter consciência da importância da prática de exercícios, 12% disseram não gostar de praticar atividade física, 27,2% afirmam não ter tempo, 35,7% não demonstram interesse para a prática e 5,5% não ter condições financeiras.
Se você alguma vez (ou várias vezes) já desistiu da academia, provavelmente alegou um destes motivos citados acima. Porém, nesse momento, levo você a uma reflexão, será este o verdadeiro motivo? (Não precisa responder, pode ficar com a resposta na sua consciência). Dentre os motivos citados, a falta de tempo, pela nossa prática, é o maior culpado.
Agora faço nova pergunta, um aluno que começa a academia e depois de 3 ou 4 meses alega não ter tempo para continuar, será que a vida dele mudou tanto que quando começou tinha tempo e depois de um período tão curto não tem mais? Essa eu mesmo respondo: NÃO!!! É DESCULPA (me desculpem)!!!
Justifico minha resposta. O aluno para pois quando começou a academia aquilo era uma prioridade e depois de uns 3 meses deixou de ser prioridade, então ele julga que tem outras coisas mais importantes para fazer do que investir o tempo com sua saúde. E isso acontece porque ele perdeu a motivação! (Claro que dizer que não tem tempo é muito mais fácil)
Agora sim temos um motivo real. Realmente a maioria das pessoas não tem motivação para ter continuidade. Para isso, dou duas sugestões práticas: procure uma atividade que você tenha um pouco de prazer em praticar, em um ambiente que se sinta a vontade; e procure uma academia onde os professores mantém o nível de motivação dos alunos sempre no máximo, com objetivos claros, comprometimento, energia, e, principalmente, CONHECIMENTO!
Você conhece uma academia assim?
Rodrigo Kilpp
Especialista em Personal Training e Atividade Física Adaptada
CREF 6383-G/RS
Leave a Comment