Idoso Pode Fazer Treino de Força?
Essa pergunta é muito comum no âmbito do treinamento físico. Inúmeras pesquisas já comprovaram que muito mais do que poder, idosos DEVEM fazer Treino de Força.
O treino de força nada mais é que exercícios nos quais temos que vencer alguma resistência, seja ela o próprio peso corporal, ou cargas externas, tais como halteres, caneleiras, máquinas de musculação, elásticos ou molas nos aparelhos de Pilates.
Dentre as várias adaptações fisiológicas e psicológicas do treino de força para a população idosa estão maiores benefícios circulatórios periféricos, melhor controle da glicemia, do perfil lipídico, redução do peso corporal, controle da pressão arterial, melhora do equilíbrio e da marcha, maior independência para as atividades diárias e melhora da auto-estima.
Além de todos estes, os dois principais benefícios para idosos é a manutenção e ganho de massa muscular e massa óssea. O treino de força é o método mais eficaz e seguro para prevenir e tratar a osteoporose (diminuição de massa óssea), bem como a sarcopenia (perda de massa muscular).
Por tratarem-se de exercícios sem impacto, realizados de forma específica e orientados por profissionais capacitados, o risco de lesão é praticamente nulo e os resultados são alcançados muito rapidamente.
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” (Joseph Hubertus Pilates, 1883-1967)
Rodrigo Kilpp
Especialista em Personal Training e Atividade Física Adaptada
CREF 6386-G/RS
Leave a Comment